Para saber a idade o data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois a três ou quatro números dependendo de quando foi produzido: Como ler o Codigo DOT do Pneu Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois são o ano. Exemplo: DOT AX 3003 30 é a semana 30 do ano. 03 é o ano 2003. Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o ano. Exemplo: DOT AX 148 14 é a semana 14 do ano. 8 é o ano de 1998
O tread do pneu é a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. Cada modelo e marca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. Abaixo há uma foto do tread de um pneu para carro de passeio.
Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, é fácil, basta criar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual nos dois lados da linha imaginária, por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será assimétrico.) Porem, algumas vezes mesmo olhando o desenho do pneu é difícil saber se é um pneu assimétrico então a maneira mais fácil é verificar a parede do pneu. Se houver palavras que indicam algum lado como: Inner/Outside, Dentro/Fora, Interior/Exterior, In/Out, etc. aí você sabe que é um pneu assimétrico.
Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi produzido. Nos pneus importados, normalmente os dados estão em inglês. Um pneu fabricado no Japão: Made in Japan, se foi fabricado na Coréia o Sul: Made in South Korea.)
A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste de largura/rácio do tamanho da parede do pneu comparado com a largura e o raio. Visualize qualquer medida de pneu. Exemplo: 175/70R13 175 é a largura do pneu. 70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5 13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas. R significa que o pneu é radial
Este número pode variar de 60 a 600, quanto maior o número, mais o pneu irá render. Por exemplo, um pneu Treadwear 400 deveria render duas vezes mais que um pneu com Treadwear 200. Este número indica quanto seu pneu dura em pistas de testes do governo. Já que ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo, esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto maior o número do Treadwear o mais vai render o pneu.
É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada que ver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA, A, B e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo.
O índice de temperatura escrita no pneu indica a habilidade do pneu dissipar o calor e como lida com o acúmulo de calor. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior. O índice só aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no manual do carro. Inflação, excesso de velocidade ou excesso de peso, faz com que o pneu esquente mais rápido, causando seu desgaste precoce e, possivelmente fazendo ele falhar.)
Sim, estas medidas estão em polegadas. Exemplo: 31x10.5R15 31 é o diâmetro total do pneu, 10.5 é a largura do tread do pneu, R15 é o diâmetro da roda. Aprenda mais sobre este sistema de medida.
Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu veja a tabela de códigos abaixo. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da medida. Exemplo: SP Sport Maxx 100Y Y e a letra que designa a velocidade do pneu, neste caso Y representam 300 km/h na tabela. Sistema automático de índice de velocidade.
Código | km/h | Código | km/h |
A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B C D E F G J K | 5 10 15 20 25 30 35 40 50 60 65 70 80 90 100 110 | L M N P Q R S T U H V Z W (W) Y (Y) | 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 240 mais de 240 270 mais de 270 300 mais de 300 |
Para saber o peso máximo que você pode por no seu pneu veja a tabela de códigos em baixo. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida. Exemplo: Grandtrek AT3 112S 112 é o número que designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. Sistema automático de índice de peso.
Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg |
60
61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 |
250
257 265 272 280 290 300 307 315 325 335 |
71
72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 |
345
355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 |
82
83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 |
475
487 500 515 530 545 560 580 600 615 630 |
93
94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 |
650
670 690 710 730 750 775 800 825 850 875 |
104
105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 |
900
925 950 975 1.000 1.030 1.060 1.090 1.120 1.150 1.180 |
115
116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 |
1,215
1.250 1.285 1.320 1.360 1.400 1.450 1.500 1.550 1.600 1.650 |
Na lista de medidas do fabricante vai aparecer as próximas letras, veja o que cada um significa: Pneu com Letras Brancas OWL: Outlined White Letters RWL: Raised White Letters ROWL: Raised Outlined White Lettes ORWL: Outline Raised White Letters WO: Outlined White Letters Pneus com Letras Pretas RBL: Raised Black Letters OBL: Outlined Black Letters BL: Black Letters Pneu com Parede Branca WSW: White Side Wall Pneu com Parede Preta BSW: Black Side Wall
- Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero - Estireno-butadieno co-polímero (SBR) é uma borracha sintética que é muitas vezes substituída por borracha natural, em parte baseado no comparativo dos custos de matérias-primas - Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido a suas propriedades de por acumular baixo calor - Borracha Halobutyl é utilizado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais caro - Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão - Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de acumulação de baixa calor - Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização - Accelerators são compostos orgânicos complexos que acelerem a vulcanização - Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco - Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio - Tecido de têxtil reforça a carcaça do pneu
Esta é uma pergunta muito difícil de responder por que depende de muitas variáveis como a marca, modelo, medida, especialmente a condição da pista e o terreno. As pistas no Brasil não são muito boas levando aos pneus durarem menos que em países como Estados Unidos e países da Europa. Veja qual são os maiores perigos a um pneu.
O tempo de garantia de um pneu depende muito da marca, modelo e medida. Para saber quanto tempo de garantia têm o pneu específico que você está comprando por favor verifique na loja em que você estiver comprando. No entanto, a garantia depende muito de caso a caso.
Sub-inflação Sub-inflação faz que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área central do tread muito menos desgastado. Excesso de Inflação Excesso de inflação no pneu resulta na área central do tread sendo forçado em contato com a estrada causando desgaste rápido no centro e ombros do tread. Os Erros de Alinhamento Um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de alinhamento na roda da frente é um desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão em cima do tread da roda. Fim de Vida Um pneu atingiu o final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo. Travagem de Emergência Uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastem rapidamente através do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu. Pedaços Objetos afiados podem causar danos consideráveis tornando um pneu avariado e pode causar que explodão em velocidades mais rápidas. Danos de Impacto Esse dano é causado por um impacto para o flanco. O bojo ou "ovo" indica a localização do dano.
TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar por dentro do pneu. Normalmente quando um pneu é TT as palavras Tube Type vem estampado no pneu. Hoje em dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT já que é uma tecnologia antiga que a sido substituída com ou TL.
TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.
Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu mas são opcionais então nem sempre aparecerá estampado no pneu. P: Indica que e para carro de passeio (Passenger Car). LT: Indica que e para camioneta (Light Truck). ST: Indica que e para Trailer especial (Special Trailer). T: Indica que e para uso temporário, pneu de emergência.
Local: Terraço Churrascaria & Choperia
17h - Abertura da secretaria – inscrições
19h - Coquetel de Boas Vindas
21h - Briefing
Localização no mapaLocal: Terraço Choperia
7h30 - Café da manhã - Concentração dos jipeiros
8h30 - 1ª Largada Trilha do Lobisomem
9h30 - 2ª Largada Trilha do Lobisomem
10h30 - Saída Passeio Ecológico - obs.: qualquer veículo 4x4
Localização no mapaPARCEIROS Conheça as empresas que apoiam o Festival do Jeep.